E uma das principais responsáveis por contaminar o produto é a água. Infelizmente, não há como evitar o aparecimento de água no diesel e ela pode surgir por diversos meios, que abordaremos a seguir.
Continue a leitura do artigo e saiba mais sobre água no óleo diesel!
A condensação da umidade de ar que entra no tanque de combustível pelo bocal de respiro faz surgir a água no diesel em pequenas quantidades. É um processo natural que ocorre devido a mudanças de temperatura entre o ambiente externo e o interior do tanque.
Outra possibilidade é que a água esteja no tanque antes mesmo da chegada do óleo diesel, o que torna fundamental a verificação do tanque antes de receber o derivado do petróleo.
Pequenas contaminações com detergentes ou sabões também causam a dispersão da água no óleo. O diesel contaminado com água tem aspecto turvo.
A água contida no diesel pode provocar uma série de prejuízos, já que favorece o aparecimento de microrganismos que se alimentam do combustível. Quando esses fungos e bactérias se multiplicam, formam na divisa entre o diesel e a água uma massa escura, geralmente de coloração marrom ou preta, chamada borra.
Essa borra, por sua vez, causa problemas como:
Como dito anteriormente, não é possível evitar a contaminação do diesel pela água, mas há dicas preventivas que podem ser utilizadas no transporte e no manejo do produto para diminuir a possibilidade de que ela ocorra. Esse controle pode minimizar os transtornos e preservar mais os geradores, veículos e maquinários e demais equipamentos.
Confira algumas medidas:
Esses são os principais aspectos que devem ser considerados quando o assunto é água no óleo diesel. Não é possível evitar que essa contaminação ocorra, mas com algumas práticas, você e os seus colaboradores conseguem reduzir a possibilidade de que ela aconteça.
Gostou do conteúdo? Então leia esse artigo sobre a adição de biodiesel ao óleo diesel!