Borra de óleo diesel: como eliminar?

O óleo diesel possui características únicas que o leva a demandar cuidado e atenção com o seu manuseio. A interação do diesel com água ou outros componentes químicos pode acabar gerando a borra, que é o acúmulo de sedimentos biológicos no combustível. Dentre os fatores que ajudam no surgimento desse problema, podemos destacar o tempo de estocagem, a variação na temperatura, a presença de oxigênio, micróbios, ligas metálicas e água ou umidade no diesel.

Com algumas medidas, é possível evitar o agravamento desse problema. Dentre elas, a realização da limpeza é primordial para a manutenção dos tanques de combustível, devendo ser realizada periodicamente e por profissionais qualificados. Mas primeiramente, precisamos entender melhor como ocorre o surgimento das borras e, então, como a limpeza é realizada.

Como ocorre o surgimento da borra

O diesel é um combustível que possui algumas delicadezas e que demanda cuidado no seu manuseio e manutenção. O contato do combustível com umidade e oxigênio acaba gerando um sedimento biológico chamado borra, que se acumula no fundo dos tanques.

A contaminação do diesel, que irá gerar borra, pode ocorrer por alguns motivos. Dentre eles podemos destacar o tempo de estocagem, micróbios, variação de temperatura e presença de metais que, aliados à inevitável presença de umidade e oxigênio, auxiliam no surgimento e crescimento da borra nos tanques.

Água x diesel

Mudanças de temperatura interna podem acabar resultando em uma condensação da umidade do ar, que resulta em água dentro do tanque. A presença de água é a responsável pela contaminação por microrganismos, que criam uma camada espessa no fundo do tanque, chamada de borra. Para evitar esse problema, muitas vezes é importante checar frequentemente se há água no fundo do tanque e drená-la. Somado a isso, a limpeza periódica é primordial e imprescindível.

Oxigênio x diesel

Micropartículas de oxigênio podem ser responsáveis por contaminar tanques e tubulações através de ações como o armazenamento, abastecimento e manuseio do combustível. O oxigênio também ajuda no surgimento de microrganismos que são prejudiciais ao diesel.

Metais

A presença de metais como o bronze, latão e cobre são prejudiciais, pois, ao entrarem em contato com o óleo diesel, podem gerar alterações químicas no produto. Portanto, é importante que não se utilize esses metais em nenhum material relacionado ao manuseio e armazenamento do combustível. Em geral, tanques de óleo diesel são feitos em aço carbono.

Temperatura

Outro fator que influencia a qualidade do diesel é a temperatura. Recomenda-se que o armazenamento do combustível seja feito em estruturas que tenham uma temperatura ambiente, nem muito baixa nem muito alta, pois também pode culminar em alterações no produto.

Micróbios

Fungos e bactérias são uma grande ameaça, a presença desses microrganismos leva a acidez do combustível e a corrosão do recipiente de armazenamento. É importante ficar atento nesse quesito.

Tempo de estocagem

O óleo diesel é um produto que não pode ficar muito tempo parado e estocado, visto que isso corrobora com a criação de microrganismos. Quanto maior é o tempo de estocagem, mais velho e sujo o combustível fica. Desta maneira, a manutenção se torna dispendiosa e demanda avaliações e limpezas constantes.

Como evitar a borra

No mercado existem diversas opções de aditivos que são utilizadas para combater as contaminações e purificar o diesel. Entretanto, é necessário que sejam realizados testes frequentes nos tanques para se avaliar a qualidade do combustível e, como pontuado anteriormente, é preciso ficar atento ao transporte e armazenamento. Observando um veículo movido a óleo diesel, se ele estiver apresentando motor falhando, fumaça escura e outros problemas elétricos, é sinal de que o óleo pode estar contaminado.

Todas essas ações são importantes para se ficar atento e assegurar a qualidade do combustível, não podendo esquecer da necessidade de uma limpeza e drenagem rotineira do tanque, realizada por profissionais e empresas qualificadas.

Como eliminar a borra

Mesmo tomando todos os cuidados, a limpeza periódica do tanque é necessária para prolongar a qualidade do diesel e eliminar contaminações. Essa limpeza deve ser realizada por profissionais especializados, pois demanda cuidado e tecnicidade. E nisso, a Sol Logística tem grande experiência e qualidade.

A Sol é uma empresa consolidada no mercado como uma das mais importantes na distribuição de óleo diesel e limpeza de tanques, tendo destaque na qualidade e agilidade logística. A finalidade é levar a consumidores de pequeno, médio e grande porte, todos suprimentos necessários de óleo diesel, facilitando sua operação.

Método de limpeza

A Sol Logística envia um caminhão-tanque que realiza o hidrojateamento das paredes internas, levando todos sedimentos para o fundo do tanque, junto com a borra. Ao final desse procedimento, o resíduo é retirado do reservatório para o caminhão da Sol e o óleo novo é, então, descarregado.

No caso do tanque ainda ter estoque de óleo diesel, fazemos a retirada, filtragem e armazenamento desse produto em nossos caminhões para, ao final da limpeza, devolver esse produto ao tanque do cliente.

A Sol Logística possui equipamentos de ponta, totalmente adequados para a limpeza e filtragem do óleo diesel, tudo com eficiência e segurança, fornece toda documentação ambiental obrigatória e conta com uma equipe treinada para um trabalho limpo e eficiente.

A limpeza periódica é determinante para uma boa qualidade do óleo diesel, pois o tanque necessita estar sempre em boas condições de limpeza, sem borra e sedimentos. Portanto, quando precisar de uma empresa especialista no ramo, com tecnologia, documentação e equipe qualificada, não hesite em chamar a Sol Logística.

Ver Comentários
PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO