Atentar-se à qualidade do óleo diesel e realizar limpeza periódica dos tanques pode evitar grandes dores de cabeça. Com o tempo, é normal que se acumulem substâncias e sujeira no fundo do tanque. Entretanto, essas substâncias podem acabar diminuindo a vida útil do seu equipamento, gerando problemas mecânicos, mau funcionamento e perda de eficiência.
Esses problemas geram uma necessidade de troca das peças mais rápida que o normal, além de potencialmente atrasar prazos com equipamentos parados, impactando diretamente os custos. Para que isso não ocorra, é necessário que sejam feitas limpezas periódicas do tanque de combustível. Entretanto, é importante primeiro entendermos como ocorre a contaminação do Diesel.
A contaminação ocorre por conta da presença de água e oxigênio no tanque de combustível. O óleo diesel contaminado acaba danificando não somente o tanque, mas também bicos, filtros, válvulas e todo sistema de injeção.
É comum que a umidade do ar e mudanças de temperatura sejam responsáveis por uma inconveniente condensação de água nas paredes internas do tanque, que escorrem para o fundo. Para evitar essa contaminação, é necessário checar se não há água no fundo do tanque criando rotinas de drenagens periódicas com equipamento apropriado. A presença de água no tanque é responsável por contaminação de bactérias que, naturalmente presentes no óleo diesel, criam uma camada espessa de borra no fundo do tanque, corroendo-o e danificando componentes, como bico e filtro.
Outra fonte de contaminação do Diesel é o próprio oxigênio. No caso, micropartículas de oxigênio são as responsáveis por contaminar tanques e tubulações através de ações de rotina, como o armazenamento, abastecimento ou até a retirada desse combustível.
O óleo diesel vendido no Brasil tem, em sua composição, o biodiesel. Essa medida tem como objetivo diminuir a emissão de gases poluentes e percentual de enxofre, além de ser um incentivo ao mercado interno, pois a soja é um dos pilares da nossa economia.
Entretanto, o enxofre é um agente que garante lubricidade e também possui propriedades bactericidas. Ou seja, esse menor teor de enxofre no Diesel pode gerar contaminação e, por consequencia, trocas mais regulares de componentes como bombas e filtros. Somado-se a isso, o Biodiesel possui gordura animal, o que pode aumentar a oxidação e gerar mais bactérias, criando ainda mais borra.
Para evitar contaminações é necessário utilizar bons aditivos. O uso desses aditivos tem como objetivo combater bactérias e servem também como purificadores do combustível. Outro fator que evita contaminações é realizar testes frequentes nos tanques, com o objetivo de assegurar a qualidade do combustível presente e a qualidade dos tanques em si. Somado aos testes, ter um processo criterioso de recebimento, transporte, armazenamento e qualidade é primordial. A drenagem periódica de água acumulada também é um recurso importante nesse cuidado todo.
Sobre o armazenamento, outro fator que influencia é o tempo de estocagem. Um Diesel muito tempo parado tem mais chances de ajudar na proliferação e crescimento dos micróbios e bactérias, criando borra e gerando mau desempenho dos filtros, fazendo com que o combustível "envelheça" e acumule sujeira.
Por fim, cabe a necessidade de uma drenagem e limpeza rotineira pois, como vimos anteriormente, são inúmeros os fatores que contribuem para a contaminação do Diesel e para o acúmulo e criação de sujeira nos tanques. Portanto, é primordial que sejam realizadas essas limpezas periódicas nos equipamentos, somado aos outros cuidados de manutenção e prevenção.
Além da necessidade de testes recorrentes da qualidade do tanque de combustível, um reservatório sujo pode emitir alguns sinais. O Diesel contaminado tem grande potencial de estragar componentes como bicos, filtros e demais peças. Um depósito de diesel sujo e contaminado gera também perda de eficiência, lentidão e aumento de custos de manutenção.
Se o equipamento está com um consumo excessivo de combustível, vem apresentando falhas cada vez maiores e o desempenho vem diminuindo, é preciso ficar atento. Lembre-se sempre que uma limpeza periódica é o grande aliado de um Diesel de qualidade.
A Sol Logística oferece serviço especializado de limpeza de tanques. O procedimento consiste no envio de um caminhão-tanque que, após a retirada do óleo diesel, faz o hidrojateamento nas paredes internas do tanque. As impurezas vão para o fundo e são retiradas por meio de sucção para o caminhão da Sol. A empresa ainda realiza a limpeza externa em tanques aéreos, para uma melhor aparência.
A limpeza dos tanques é importantíssima para uma boa qualidade do óleo diesel, especialmente quando o produto fica parado por muito tempo. Recomendamos a limpeza periódica a cada 6 meses, um prazo que pode variar dependendo das condições de armazenamento.