O óleo diesel é um combustível fóssil derivado do petróleo importante para manter diversos setores funcionando. É bastante utilizado no segmento rodoviário e marítimo, e como alimento de motores e geradores na manutenção da energia de indústrias, hospitais, condomínios, shoppings e construções.
Para manter o bom funcionamento do motor, o diesel precisa estar em ótima qualidade e requer atenção especial, porque um dos problemas mais comuns em relação ao combustível fóssil é sua contaminação, que ocorre a partir da água e umidade, partículas sólidas e por meio de fungos e bactérias.
A limpeza destes reservatórios é essencial para prolongar a qualidade do produto e a vida útil do maquinário. Existem métodos específicos para realizar a higienização de forma correta. Veja como a Sol Logística pode te ajudar nestes casos.
A filtragem do óleo diesel é um método recomendado para eliminar e evitar a contaminação do combustível. Purificar o óleo diesel devolve a ele suas propriedades lubrificantes. Dentre as vantagens do processo está a garantia da qualidade do produto, melhor rendimento do motor e prolongamento da vida útil do maquinário como um todo.
O procedimento da Sol Logística consiste em eliminar sujeira e impurezas acumuladas no fundo do tanque, também conhecida como borra, através da sucção deste material.
Contaminantes e água são inimigos dos motores a combustível fóssil. O Biodiesel e o Óleo Diesel absorvem água e com a presença de umidade nos tanques isso pode levar à formação de fungos, bactérias e microorganismos dentro do reservatório se o produto estiver armazenado por muito tempo e de maneira incorreta. Para realizar a limpeza do tanque, o processo de hidrojateamento é utilizado, no qual jatos de água lavam as paredes e o fundo do tanque.
O processo se inicia a partir do esgotamento do tanque, isto é, ocorre a remoção total do diesel, que passa por um processo de filtragem também. Posteriormente, o tanque é limpo através de água e pressão (hidrojateamento) sem danificar o tanque. Em seguida fazemos a secagem e o reservatório é reabastecido com diesel, evitando ficar sem estoque em caso de necessidade.
A limpeza é essencial para a boa qualidade do óleo diesel, e a potência da água utilizada em pressão é capaz de higienizar todas as impurezas. Nos tanques aéreos, a limpeza externa também é realizada para melhorar a aparência.
A Sol Logística conta com veículos e equipamentos modernos e adequados para realizar a limpeza e a filtragem do óleo diesel com eficiência e segurança, em conjunto com uma equipe treinada e eficiente para executar o serviço.
Possui a documentação ambiental necessária, o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental - CADRI, documento emitido pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) que aprova o encaminhamento de resíduos de interesse a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final, licenciados ou autorizados pelo órgão, estando de acordo com as normas ambientais previsto na Resolução Conama nº 273/2000.
Se armazenado incorretamente, o óleo diesel em desuso acumula impurezas que levam a contaminá-lo. Por esse motivo, a limpeza dos tanques e a filtragem do óleo diesel é um fator determinante para manter a qualidade do produto e a vida útil dos equipamentos que necessitam do combustível para manter seu funcionamento. Recomenda-se que a higienização ocorra a cada seis meses, podendo alterar de acordo com as condições de armazenamento.
A Sol Logística, no segmento de entrega e logística de óleo diesel desde 1997, leva o produto até o consumidor e realiza as manutenções com praticidade, agilidade, segurança e de acordo com as normas ambientais. Além disso, possui acesso na ZMRC (Zona Máxima de Restrição de Circulação) em São Paulo, atendendo em lugares de difícil acesso, podendo atender em horários especiais e casos emergenciais.
https://cetesb.sp.gov.br/licenciamento/documentos/mce_manual.pdf https://cetesb.sp.gov.br/licenciamento/arquivos/S694.pdf http://portal.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/17_01_2011_17.30.47.12d8482d5a7677bddba4bbc18cc3bcbb.pdf https://projetoambiental.com.br/gestao-residuos-cadri-pgrs/