Os tanques de diesel são reservatórios industriais utilizados para armazenar grandes quantidades do combustível e preservar sua qualidade. Você já deve saber que o óleo diesel pode ser facilmente contaminado, seja pelo fato de ser higroscópico (que absorve água), pelo mal manuseio ou pelo contato com oxigênio e umidade. Essa contaminação gera resíduos nos reservatórios, interferindo na qualidade do produto e, consequentemente, no funcionamento dos equipamentos que são abastecidos pelo combustível. Por isso, este problema também impacta na produção de diversas indústrias, já que os maquinários poderão deixar de funcionar da forma esperada.
A fim de resolver a contaminação do diesel, a higienização dos reservatórios é de extrema importância, removendo os resíduos de produtos que se acumulam com o passar do tempo. Realizado através de um um sistema de filtragem ou técnicas de hidrojateamento, veja a seguir 5 motivos para fazer a limpeza de tanques de forma periódica e preventiva.
Um dos motivos para realizar a limpeza de óleo diesel é quando ele passa muito tempo sem uso. Quando o combustível fica muito tempo parado no estoque a possibilidade de contaminação aumenta. Quanto mais tempo em desuso, mais o combustível envelhece e cria borra, deixando o diesel com menor qualidade e interferindo no desempenho do maquinário que ele alimenta.
O teor de enxofre na formulação é um dos principais indicadores da qualidade do óleo diesel: quanto menor for o teor, melhor é qualidade do produto. Quando armazenado, é inevitável que a presença de água nos tanques influencie na qualidade do combustível, pois o contato dela com o combustível aumenta a emissão de óxidos de enxofre. Esse é um dos motivos que a higienização dos equipamentos é necessária. Um óleo diesel de qualidade evita complicações e prolonga a vida útil dos motores
Entre os principais motivos para realizar a limpeza de tanques de diesel está a presença da borra escura e corrosiva que fica alojada no fundo do reservatório, criada por meio da água e das micropartículas de oxigênio que o diesel tem contato. Essa borra entope os bicos e danifica diversos outros componentes dos motores e maquinários.
A limpeza deve ser realizada de forma periódica e preventiva em tanques de óleo diesel, isso porque o óleo contaminado é um dos fatores que contribui para o mal funcionamento de maquinários e consequentemente prejudica toda a operação de diversos setores que utilizam o diesel como combustível, implicando em custos financeiros.
Entre os motivos da limpeza de tanque está evitar o entupimento das mangueiras e o desgaste dos filtros, problemas causados pela água existente nos tanques e a cristalização das parafinas, compostos presentes no combustível. Isto gera dificuldade de bombeio e de atomização para queima do combustível.
A higienização dos reservatórios é necessária para garantir sua manutenção e conservação. Adotar este procedimento de forma periódica e preventiva tende a ter ganhos positivos no processo como um todo.
Lembre-se: esse processo deve ser realizado por uma empresa que segue as normas ambientais necessárias e que possua equipes especializadas, dispondo de todos os equipamentos de segurança. A Sol Logística atende o segmento de óleo diesel desde 1997 com bastante agilidade. Atuamos na Zona Máxima de Restrição de Circulação em São Paulo, garantindo segurança de acordo com as normas ambientais, através da certificação ambiental pela CETESB.
Gostou? Acesse o nosso site e conheça nosso trabalho. Sol Logística